Página Inicial
Assista a TV Câmara
Ouça a Rádio Online
27º
terça-feira19 jun

notícias

Vereadores apresentam requerimentos importantes na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Vereadores apresentam requerimentos importantes na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal
-

Assessoria de Comunicação

A Câmara Municipal de Água Clara realizou a primeira sessão ordinária do ano nesta segunda-feira (19) já em seu novo prédio, localizado no Bairro Novo Horizonte. 

A única ausência na sessão foi do vereador Nilson Amante que justificou sua falta devido o nascimento do seu filho que ocorreu no mesmo dia. 

O presidente da casa, Vicente Amaro de Souza Neto, deu as boas vindas aos vereadores e ao público que estava presente na sessão. “Desejo a todos que seja um ano próspero, cheio de trabalho e que Deus nos conduza para que nós representantes do povo, possamos juntos tomar as melhores decisões em prol ao município de Água Clara”, comentou o chefe do Poder Legislativo Municipal. 

Na sequência, foi apresentado o pedido de urgência de dois projetos de lei do Poder Executivo Municipal, sendo votados e rejeitados. O primeiro dispõe sobre doação de área desafetada para particular que construiu no local. O segundo trata sobre a implementação do programa ‘Minha casa, Minha vida’ para a produção de unidades habitacionais popular. Os projetos em pauta serão votados na próxima sessão. 

O vereador Saylon Cristiano de Moraes também apresentou um projeto para análise das comissões que será votado posteriormente. Ele institui a meia-entrada para professores, estudantes, universitários e de curso técnico em estabelecimentos que proporcionem cultura, esportes, lazer e entretenimento no município de Água Clara.

Requerimentos

Vicente Amaro de Souza Neto


O vereador Vicente apresentou o requerimento de nº 001/2018, solicitando ao Poder Executivo Municipal, com cópia ao Secretario Municipal de Infra estrutura, Waldenir Ferreira Lino, a imediata recuperação com prolongamento e encascalhamento da estrada vicinal que tem seu início ao lado da Fazenda Rancho Fundo, até a Fazenda Chesy Porã. 

“O presente justifica-se em razão daquela estrada oferecer acesso a fazendas, como Lagoa da Anta, Piracanjuba e outras, que, diante da situação caótica que se encontra, em especial diante das recentes chuvas, impede o transporte escolar, o trânsito dos moradores e o escoamento da produção da região, daí porque a necessidade de realização dos reparos solicitados”, justificou o vereador. 

Simone Oliveira Batista ‘Xucra’
 

A vereadora Simone ‘Xucra’, apresentou requerimento de nº 001/2018, solicitando ao Prefeito Municipal, Edivaldo Alves de Queiroz, com cópia para o Secretário Municipal de Infraestrutura, Waldenir Ferreira Lino, para que faça o reparo imediato da obra iniciada na Rua Rodolfo José Bastos, causada pelas fortes chuvas abrindo uma grande cratera no asfalto. “A pedido dos moradores daquela região, solicito que este reparo seja feito de forma imediata, pois vem causando muitos transtornos para os munícipes que transitam naquela via, sendo necessário a pavimentação asfáltica deste trecho, que é uma das principais vias de acesso ao Bairro Noroeste. Haja vista que com as constantes chuvas, as terra vermelha acaba escorrendo formando grandes crateras nesta obra inacabada, oferecendo perigo eminente aos pedestres, Ciclistas, motociclistas e até mesmo quem transita de carro, podendo causar acidentes”, justificou a vereadora. 

Em outro requerimento, a vereadora solicitou ao Poder Executivo Municipal, com cópia para o Secretário Municipal de Infraestrutura, para que seja feito o reparo sob a ponte do Córrego do ‘Serrito’ que está quebrada. “Desde o ano de 2017, esta solicitação foi feita aqui em plenário, e infelizmente ate o momento este reparo não foi realizado. E os moradores daquela região clamam por um atendimento emergencial nesta ponte, pois a mesma apresenta característica de queda a qualquer momento. Vale lembrar que esta estrada dá acesso a várias fazendas importantes da região, como fazenda Major Vicente, Fazenda Serrito, do srº Zapata, e várias outras. Sobre esta ponte trafega transporte escolar, bem como vários outros tipos de transporte, incluindo transporte de grande porte, pois o fluxo de transporte de bovinos desta região é intenso”, disse Simone.

No requerimento de nº 003/2018, a vereadora pediu ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia ao Secretário Municipal de Infra estrutura, Waldenir Ferreira Lino, a Instalação de dois pontos de ônibus cobertos para atender os alunos universitários que estudam em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, a serem instalado na Avenida Júlio Maia, sendo um nas proximidades do Supermercado Paniago e outro próximo a AGENFA, ambos sentido Três Lagoas. “Este requerimento foi apresentado na 1º sessão legislativa do ano de 2017, e não foi atendido ainda, considerando a necessidade desta obra e atendendo a solicitação dos  universitários, que em dias de chuva, ficam sem local para se abrigarem, desta forma molhando suas roupas, materiais cobertores, enfim, causando grandes transtorno a sua ida para a faculdade”, salientou a veredora. 

Simone também pediu ao Poder Executivo Municipal, com cópia ao Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Cordeiro de Mattos, a implantação de um programa de gestão de resíduos, bem como coleta seletiva no município de Água Clara. “Apresentei este requerimento na sessão legislativa do dia 10 de março de 2017, e até o momento não foi implantado no município. Estas ações tem o objetivo de diminuir a poluição do solo, água e ar, melhorando a limpeza da nossa cidade e a qualidade de vida da população, prolongando a vida útil dos aterros sanitários, além de promover atividades educacionais, sociais, e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis, beneficiando a classe de catadores de recicláveis locais”, afirmou a vereadora Simone.
 
‘Xucra’ solicitou a reforma do Poli Esportivo Municipal em requerimento encaminhado ao Poder Executivo Municipal e ao Secretário Municipal de Infra Estrutura. “Atendendo a solicitação da comunidade, venho fazer este pedido para que faça a reforma imediata do Poli esportivo Municipal, pois o mesmo encontra-se em situação de abandono e totalmente sem condições de oferecer esporte com segurança para os usuários, principalmente na parte elétrica, pois existem vários fios expostos, podendo causar algum acidente com crianças e pessoas que utilizam do Poli Esportivo. Além da reforma, solicito também o reforço na segurança do local que frequentemente tem sido um ponto de encontro de usuários de drogas”, justificou. 

Para a área da educação, a vereadora Simone ‘Xucra’ requereu ao Prefeito Municipal. Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia a Secretária Municipal Educação, Ray Onça, para que seja fornecido uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino. “Esta ação tem o intuito de padronizar e identificar o aluno que estuda na escola do município de Água Clara, tendo como um dos principais objetivos criar condições favoráveis para a inserção das crianças e adolescentes carentes na escola pública, pois sabemos que a roupa constitui uma das mais marcantes formas de diferenciação social. Para muito é causa de vergonha, de minimização da auto-estima e de isolamento social, contribuindo para que algumas crianças abandonem a escola. A adoção do uniforme padrão para todos os alunos das escolas públicas de um mesmo município, elimina todo e qualquer tipo de diferenças que inferiorizam e discriminam as crianças de famílias de menor capacidade econômica. Contribuindo assim com a inclusão social das famílias carentes”, afirmou. 

Em outro requerimento, a vereadora solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia ao Secretário Municipal Infra estrutura, Waldenir Ferreira Lino, a manutenção da Iluminação pública em todo o município. 

No requerimento de nº 008/2018, Simone ‘Xucra’ pediu ao Poder Executivo Municipal, com cópia ao Secretário de Infraestrutura, a construção de um banheiro publico central, nas proximidades do Ginásio Municipal de esportes, para atender moradores da zona rural, visitantes da feira municipal e turistas. 

A vereadora também requereu ao Poder Executivo e ao Secretário de Infraestrutura, que seja feita a limpeza e roçagem do Bairro Noroeste. 

Em seu último requerimento, Simone ‘Xucra’ solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia a Secretaria Municipal Infraestrutura, para que seja realizado mais uma vez a operação ‘Tapa-Buracos’ em todo o perímetro urbano, dando uma atenção especial ao longo da Avenida Benevenuto Ottoni e demais ruas do município. “O mesmo requerimento foi apresentado por mim na sessão de 13 de Março de 2017, no qual foi atendido, não somente o ‘Tapa-Buracos’ como também o recapeamento deste trecho, porém, sabemos que é um trabalho minucioso que precisa sempre fazer reparos. O trecho citado encontra-se em péssimas condições, dificultando o tráfego de veículos naquela região, podendo danificar veículos a até mesmo ter ocorrência de acidentes”, disse a vereadora. 

Gustavo Gimenez Guiraldelli 

O vereador Gustavo apresentou o requerimento de nº 001/2018, solicitando ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia ao Secretario Municipal de Infra estrutura, Waldenir Ferreira Lino, a imediata retirada dos veículos sucateados que ficam no fundo e lateral da Creche Paulo Celso Munhoz. “Estes veículos estão sendo criadouros de mosquitos da dengue e outros, bem como animais peçonhentos, causando vários riscos as crianças que ali estudam, riscos esses sem necessidade, pois existem vários outros locais para esses veículos sucateados”, justificou o vereador. 

No requerimento de nº 002/2018, Gustavo solicitou ao Poder Executivo Municipal, com cópia a Secretária Municipal de Educação, Raimunda Alencar Onça, para seja aberto urgentemente a licitação para compra de uniformes escolares para as crianças matriculadas na rede municipal de ensino. 

Eulojari Ferreira de Souza

O vereador Eulo apresentou moção de pesar consternado com o falecimento do Senhor Jorge Garcia Ferreira, em solidariedade a todos os seus familiares, "na certeza de que o todo-poderoso estará cuidando dos seus entes queridos, dando conforto e inundando seus corações com o bálsamo da paz". 

Elizeu Pereira da Silva 

O vereador Elizeu apresentou moção de pesar consternado com o falecimento de Joana Moura e solidariedade a todos os seus familiares, “na certeza de que o todo-poderoso estará cuidando dos seus entes queridos, dando conforto e inundando seus corações com o bálsamo da paz”. 

No requerimento de nº 001/2018, o vereador Elizeu solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia ao Secretário de Infra Estrutura Waldenir Ferreira Lino, requerendo a imediata limpeza na área de escoamento de vias públicas que atravessa o Jardim Primavera, popularmente intitulado “BURACÃO”, assim como o reparo da via adjacente a este, que dá acesso a Avenida Benevenuto Ottoni, junto a “Pizzaria Grill”. “A população vizinha a obra acima elencada, efetuou diversas reclamações a este vereador, quanto ao mato alto na região, o que contribui para a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além da necessidade de reparo na via mencionada, o que expõe em risco os usuários do local”, disse.

Em outro requerimento, o vereador solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia ao Secretario Municipal de Infraestrutura, Waldenir Ferreira Lino, para que seja feita a pintura do estacionamento e instalação de placas indicativas proibindo o estacionamento de veículos de grande porte (caminhões) em frente à Igreja Assembléia de Deus Três Lagoas, situada na Av. Benevenuto Ottoni. “O presente requerimento se faz necessário uma vez que o referido estacionamento foi construído para atender um pedido da Igreja, e por estar sem a devida sinalização, muitos veículos de grande porte estacionam ali, impedindo o acesso de carros pequenos ao estacionamento mencionado, ocasionando assim transtornos aos usuários do mesmo”, justificou. 

Nos requerimentos de nº004 e 005/2018, Elizeu solicitou ao Poder Executivo Municipal, com cópia ao Secretário Municipal de Infra estrutura, para que tomem as devidas providências quanto a construção de uma lombada na Avenida Luiz Fiuza Lima, nas proximidades do número 65, em frente a Igreja Assembléia de Deus Mato Grosso do Sul, e outro na Avenida Benevenuto Ottoni, em frente a Igreja Assembléia de Deus Três Lagoas . “Os veículos trafegam em alta velocidade nos dois locais acima citados e com uma lombada seriam obrigados a diminuírem a velocidade, principalmente nos dias de culto da Igreja, pois os riscos de acidentes são enormes, por esse motivo venho através deste requerer a construção da referida lombada”, disse o vereador. 

No requerimento de nº 006/2018, o vereador Elizeu solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves de Queiroz, com cópia ao Secretário Municipal de Esportes, Sr. Ésio de Matos, uma reforma geral e a contratação de um zelador e um guarda noturno (vigia) para o Centro Poli Esportivo. “A reforma e a contratação de zeladores para o Centro Poli Esportivo deixará o espaço adequado e protegido, proporcionando assim, bem estar aos praticantes de esportes que fazem uso do lugar, bem como contribuirá também para a promoção, incentivo e desenvolvimento dos desportos, da recreação e da educação física no município”, afirmou. 

Gerolina da Silva Alves

A vereadora Gerolina da Silva Alves apresentou moção de pesar a família do Senhor Vicente Izeu Ronchesel , falecido no dia 09/02/2018. “Senhor Vicente, um homem de bom coração querido por todos, de uma família tradicional de nossa cidade, que prestou relevantes serviços à comunidade”, disse a vereadora. 

Em seu primeiro requerimento, Gerolina solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves Queiroz, e ao Secretário de Infraestrutura, Waldenir Ferreira Lino, para que as ruas do Núcleo Industrial Barra Mansa tenham manutenção, pois tem ruas danificadas atrapalhando o trânsito de motoristas, ciclistas e ate pedestres e que tomem providências em relação ao mato, ao lixo e as lâmpadas queimadas  na localidade. “Os moradores solicitaram a manutenção dessas vias, pois não estão conseguindo se locomover adequadamente. Reclamam da escuridão por falta de trocar lâmpadas queimadas, do mato alto e do lixo acumulado que tem gerado insegurança e podem abrigar animais e mosquitos e proliferar doenças aos munícipes daquela localidade”, justificou a vereadora. 

No requerimento de nº 002/2018, a vereadora pede ao Poder Executivo Municipal, com cópia ao Secretário Municipal de Esportes, Ésio de Matos, a reforma geral  do Centro Poli Esportivo e contratação de um vigia para o local para preservação das instalações e evitar o vandalismo. “O poli encontra-se abandonado sem condições de uso e deteriorado pela omissão do poder municipal e ações de vândalos. A reforma do Centro Poli Esportivo deixará o espaço adequado, proporcionando  bem estar aos praticantes de esportes que fazem uso do lugar, bem como contribuirá para a promoção, incentivo e desenvolvimento da recreação e da educação física no município”, declarou Gerolina. 

A vereadora também requereu ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves Queiroz, e ao Secretário de Saúde, Rondiney Ribeiro da Silva,  considerando descaso com apopulação São Domingos em relação ao posto saúde, prédio depredado, em péssimas condições para funcionamento, falta de ambulância pra atender caso de emergência e urgência, vista que tal ambulância esta sem condições de funcionamento desde o  ano passado. Segundo a vereadora, outra reclamação é em relação falta de funcionários para atendimento, pois a única que responde pelo posto, segundo relato de moradores é despreparada pra função pois  se quer uma injeção sabe aplicar; agravando esse estado de precariedade a população sofre com a falta de medicamentos essenciais. “Portanto diante desse quadro caótico e de extrema urgência, os moradores solicitam medidas urgentes caso contrário corre se o risco de perdas de vidas humanas por negligencias e omissão do poder publico municipal”, justificou. 

No requerimento de nº 004/2018, a vereadora solicitou ao Poder Executivo Municipal e ao Secretário de Infraestrutura, Waldenir Ferreira Lino, providências em relação a iluminação e a  limpeza do Distrito São Domingos. “Os moradores solicitam a manutenção dos serviços básicos. Reclamam da escuridão por falta de trocar lâmpadas queimadas, do mato alto e do lixo acumulado que tem gerado insegurança e podem proliferar doenças aos moradores”, disse. 

Gerolina também requereu ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Infraestrutura, a manutenção nas ruas do Bairro Novo Horizonte,  principalmente nos pontos mais críticos de alagamentos, como  no cruzamento  na rua José  A. de Oliveira com a Fernando Bastos Junior, bem como seja executado o serviço de roçada. “Os moradores estão solicitando a manutenção das vias, pois não estão conseguindo se locomover adequadamente, em alguns trechos as casas ficam ilhadas devido às poças de água. Reclamam do mato alto que tem gerado insegurança e que também tem impedido a visão dos motoristas nos cruzamentos das ruas além de servir como abrigo aos animais peçonhentos podendo causar doenças aos munícipes”, declarou a vereadora. 

Na área de transporte público, a vereadora solicitou ao Poder Executivo Municipal, que seja realizada contratação de empresa prestadora de serviço de transporte coletivo público ou destine veiculo próprio para essa função. “A população que precisa se deslocar aos bairros mais afastados como o Núcleo Industrial Barra Mansa, as Serrarias do Núcleo Industrial Cascavel, posto Talismã e Empresa Asperbras, mas não dispõe de meios de locomoção público para realizarem suas atividades cotidianas, como trabalharem. A oferta do serviço contribuirá para a melhoria de vida da população”, salientou Gerolina. 

Em outro requerimento, a vereadora solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves Queiroz, e ao Secretário de Infraestrutura, Waldenir Ferreira Lino, para que seja realizado reparos no cruzamento da Rua Manoel Silvério do Nascimento  com a Rua Antônio Teixeira da Silva. “O cruzamento localizado nas proximidades da Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira apresenta grande movimento de veículos e pedestres e necessita de reparos urgentes, para melhoria do fluxo e para evitar danos aos veículos que ali transitam”, afirmou. 

No requerimento de nº 009/2018, Gerolina pediu ao Poder Executivo e ao Secretário de  Infraestrutura, reparos em alguns trechos danificados  da calçada  da Avenida Benevenuto Ottoni. “A avenida é importante via de trânsito onde tem um grande fluxo de pedestres, sendo que alguns utilizam a calçada como pista de caminhada. Alguns trechos da calçada estão danificados e tem trazido transtornos aos pedestres e também pode causar acidentes”, declarou a vereadora. 

A vereadora também solicitou ao Poder Executivo e ao Secretário de Infraestrutura, Waldenir Ferreira Lino, providências para a pavimentação asfáltica e galerias de águas pluviais na estrada que liga a empresa Cobb Vantress à BR 262, bem como a construção de trevo de acesso a referida BR. “Considerando que a única alternativa de escoamento da produção de ovos e do maciço florestal são caminhões e carretas, somada a urgente necessidade de se retirar o trânsito de caminhões e carretas do perímetro urbano, faz-se necessário à construção de uma rota para solucionar o problema, proponho esta alternativa, que resolveria o problema com custo acessível”. 

No requerimento de nº 013/2018, a vereadora pediu ao Prefeito Municipal e ao Secretário de  Infraestrutura, que as ruas do Bairro Jardim do Sol (condomínio do Roaldo) tenham manutenção. Segundo Gerolina, o local precisa de serviço de patrolamento, e que tomem providências em relação ao mato que está alto nos terrenos próximos as residências. “Os moradores solicitaram a manutenção das vias, pois não estão conseguindo se locomover adequadamente. Reclamam também do mato alto que tem gerado insegurança e abrigando animais peçonhentos”, afirmou. 

Para o Bairro Novo Horizonte, a vereadora Gerolina solicitou ao Poder Executivo Municipal e ao Secretário de  Infraestrutura, para que seja realizado serviço de pavimentação asfáltica no referido local, vista ser uma reinvindicação antiga dos moradores daquela localidade. “O Bairro Jardim Novo Horizonte abriga várias residências e em algumas ruas, durante o período de chuva, o transito é prejudicado”, disse. 

Em seu último requerimento, Gerolina solicitou ao Prefeito Municipal, Edvaldo Alves Queiroz, que requeira junto ao Governo Federal, a cessão da Quadra da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, NOB, para o município e posterior reforma do local. “A quadra da N.O.B, pertencente a União e que atualmente está sem uso  poderá atender  toda a comunidade e, em especial a do Centro Velho, transformando-se em espaço de lazer e esporte. A cessão do espaço ao Município é fundamental para que a administração possa realizar as reformas que se fazem necessárias para o uso com segurança, tornando-se mais uma opção a população que hoje esta carente de espaços voltados ao lazer”, disse a vereadora. 

 

mais notícias

Logo